Plantamed

Busca no Plantamed, com o Google. Serenoa repens (W. Bartram) Small. - SAW PALMETTO

Nome científico: Serenoa repens (W. Bartram) Small.

Família: Arecaceae.

Sinônimos botânicos: Brahea serrulata (Michx.) H. Wendl., Chamaerops serrulata Michx., Corypha obliqua W. Bartram, Corypha repens W. Bartram, Diglossophyllum serrulatum (Michx.) H. Wendl. ex Drude, Sabal serrulata (Michx.) T. Nuttall ex Schultes & Schultes, Sabal serrulata var. minima (Nutt.) Alph. Wood, Serenoa serrulata (Michx.) Nutt.

Outros nomes populares: serenoa (espanhol), sabal (francês), saw palmetto (inglês, italiano), sägepalme (alemão), Cabbage Palm, Fan Palm, Sabal, Scrub Palm.

Constituintes químicos: ácidos graxos, carotenos, ácido cáprico, ácido caprílico, ácido capróico, ácido laúrico, ácido palmítico, ácido oléico, lipase, arabinose, galactose, resina, saponinas esteroidais, beta-sitosterol, cicloartenol, lupenona, lupeol, estigmasterol, taninos.

Propriedades medicinais: afrodisíaca, anti-seborréica, antiestrogênica, diurética, inibidora das células prostáticas, rejuvenescedora sexual.

Indicações: queda de cabelos, tumor benigno da próstata, desordem dos sistemas genital e urinário (inflamação, ruptura, entupimento de vias), impotência sexual, aumentar a libido, hiperplasia da próstata; afecção cutânea, eczema.
Vem sendo empregado contra o câncer benigno da próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que, quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma. É recomendado também contra todo tipo de desordem dos sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimento de vias, e ainda contra impotência sexual e para aumentar a libido. Alivia a micção noturna freqüente, aumenta o jato urinário, alivia a inflamação da próstata e trata as infecções do trato urinário.

NOTAS:
1 - O seu uso principal com resultados sem similar é para hiperplasia benígna da próstata. Para outros usos, há fitoterápicos com ações mais efetivas. Ex.: para problemas sexuais (libido, infertilidade, etc) há o Tribulus terrestris L.

2 - Há controvérsia em relação à indicação para impotência e aumento da libido, pois o mecanismo de ação da Serenoa repens é similar ao da droga finasterida.
Finasterida é um inibidor de 5-alfa-reductase no tratamento da hiperplasia prostática e tem em 5% dos casos efeitos colaterais que incluem diminuição da libido e impotência.
Apesar de o mecanismo de ação do Saw Palmetto (Serenoa repens) ser similar ao da finasterida não há estes efeitos.
Se há impotência por qualquer desordem prostática, como inflamação, uma vez tratando da mesma, também há melhora no desempenho sexual.
Herbalistas, do mundo inteiro, recomendam Serenoa repens como um afrodisíaco.
Efeitos colaterais associados a essa palmeira são inexistentes.
Realmente é indicada para impotência sexual e inapetência sexual.
Há centenas de indicações na própria internet, tais como:

http://www.enetural.pt/print_produto.aspx?ido=269.
Saw palmetto (Serenoa repens/Palmeira anã).
"Os estudos farmacológicos demonstram que esta planta, uma pequena palmeira nativa da América do Norte, possui actividade antiandrogénica, antiproliferativa e anti-inflamatória.
A acção antiandrogénica deve-se à sua capacidade de inibir a actividade da 5 alfa-redutase, enzima que transforma a testosterona em dihidrotestosterona, a hormona responsável pelo aumento da próstata.
A acção antiproliferativa das células prostáticas deve-se à redução da concentração do factor de crescimento epidémico e, por último, a sua acção anti-inflamatória é conseguida pela redução da fosfolipase A2, da 5-Upoxigenase e da cicloxigenase, bem como das enzimas responsáveis pela síntese das prostaglandinas e dos leucotrienos, responsáveis pelo aparecimento do edema, causador do desconforto urinário.
Ao nível dos sintomas, verificam-se algumas melhorias, como o aumento do jacto urinário, a redução do número médio de micções nocturnas e diurnas, a diminuição do resíduo urinário e da dor ao urinar.
A Saw palmetto, ao contrário dos fármacos mais usados para tratar a HBP, não tem efeitos adversos na função sexual, pois não diminui a potência, nem o apetite sexual. A Saw palmetto é bem tolerada, tem eficácia clínica bem demonstrada e melhora significativamente a qualidade de vida do doente com H.B.P."

http://www.pharmastore.co.pt/pt/shop/sexo/twin-lab-male-fuel.html.
"A Saw palmetto, ao contrário dos fármacos mais usados para tratar a HBP, não tem efeitos adversos na função sexual, pois não diminui a potência, nem o apetite sexual."

http://www.vitabrasilnet.com.br/saw_palmetto.htm
Estudos descobriram que o saw palmetto produz menos efeitos colaterais (como a impotência) e resultados mais rápidos que a finasterida, o medicamento prescrito para a próstata. Além disso, o saw palmetto demora apenas cerca de 30 dias para se tornar eficaz, ao passo que o medicamento convencional pode levar seis meses.

http://www.vitabrasilnet.com.br/prostata.htm.
"O Saw Palmetto (Serenoa Repens) é uma substância natural, que há muito tempo vem sendo usado por naturalistas para a bexiga, problemas urinários e também como afrodisíaco. O ingrediente ativo que tem sido encontrado é o extrato lipoesterólico do Saw Palmetto. Estudos recentes têm demonstrado a habilidade deste extrato em inibir a enzima responsável pela produção de DHT e, portanto, reduzir eficazmente os problemas associados ao início da hiperplasia da próstata (HPB ou BHP em inglês) tais como: ..."

http://www.ednatureza.com.br/palmetto.htm.
"... Estudos descobriram que o saw palmetto produz menos efeitos colaterais (como a impotência) e resultados mais rápidos que a finasterida, o medicamento prescrito para a próstata. Além disso, o saw palmetto demora apenas cerca de 30 dias para se tornar eficaz, ao passo que o medicamento convencional pode levar seis meses.

... Na verdade, Saw Palmetto se mostrou mais eficaz no tratamento de BPH do que o medicamento usual Proscar ( 5% dos pacientes utilizando Proscar sofreram de diminuição da libido, desordens ejaculatórias, e até impotência ). "

http://www.ERVASDOSITIO.com   03/03/2002. (nota: em função do alto nível de seu conteúdo o acesso ao mesmo, atualmente é pago).
"saúde: Vem sendo empregado contra o câncer benigno da próstata, pois evita que a testosterona seja convertida em dehidrotestosterona, hormônio responsável pela multiplicação das células da próstata, que, quando ocorre de forma anormal, causa o aumento da mesma. É recomendado também contra todo tipo de desordem dos sistemas genital e urinário, incluindo inflamações, rupturas e entupimento de vias, e ainda contra impotência sexual e para aumentar a libido."

http://indianspringherbs.com/Saw_Palmetto.htm
"... it has also been promoted to enhance sexual desire for both men and women."

http://www.adaptogeno.com/productos/saw_palmetto.asp.
"Ventajas
Ofrece varias ventajas potenciales sobre los tratamientos con fármacos sintéticos:
...
O produto recebeu recentemente a tarja vermelha, não por provocar efeitos colaterais, mas pela sua alta eficácia para hiperplasia prostática e seus sintomas. Ou seja micções noturnas, urgência em urinar, dor na micção, etc.
Em função disso muita gente passou a usar o produto sem consulta e exames médicos (por indicação de amigos) que garantissem que estes sintomas fossem somente provocados por hiperplasia benigna da próstata.
Estes mesmo sintomas podem ser provocados por câncer na próstata, infecções nos rins e vias urinárias, etc., que exigem tratamentos complementares e acompanhamento médico.

Parte utilizada: frutos, óleo dos frutos.

Contra-indicações/cuidados: gestação, lactação.

Efeitos colaterais: podem ocorrer, raramente, distúrbios estomacais.

Modo de usar:
Nota: a palmeira é nativa da Flórida, não existe no Brasil. O produto comercial existente no Brasil só pode ser vendido sob prescrição médica.

Algumas espécies do gênero: Sabal e Serenoa.

Se você tem dúvidas quanto ao significado de alguma das palavras usadas nesta página consulte no Glossário.